China pede ao setor de suínos para garantir oferta estável à medida que os preços aumentam

Publicado em 04/07/2022 13:12

Logotipo Reuters

A estatal de planejamento da China pediu aos principais criadores de suínos que garantam uma oferta constante, disse em comunicado na noite de segunda-feira, depois que os preços subiram nos últimos meses.

Os preços do suíno no maior produtor mundial de carne suína subiram 50% desde o início de maio, impulsionados em parte pela oferta mais apertada após uma redução no rebanho reprodutor.

Mas o principal motivo é a “relutância irracional em vender e engorda secundária no mercado”, disse a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (CNDR), após uma reunião com os principais produtores.

A engorda secundária refere-se aos agricultores que compram suínos prontos para o mercado e os criam para pesos maiores para se beneficiarem de margens altas.

A NDRC disse que alguns meios de comunicação exageraram e fabricaram informações sobre os preços mais altos, agravando a relutância dos agricultores em vender.

“Atualmente, a capacidade de produção de suínos vivos é geralmente razoável e suficiente”, disse a NDRC em comunicado.

Ele disse que havia um consumo fraco e nenhuma base para um aumento sustentado de preços.

Os preços em alta estão impulsionando um rali nos futuros de suínos vivos, com o contrato mais ativo fechando 7,7% na segunda-feira, o maior ganho diário desde o lançamento do contrato em janeiro de 2021.

O contrato de setembro negociado na bolsa de commodities de Dalian atingiu 22.695 yuans (US$ 3.389,24) por tonelada, o nível mais alto desde novembro do ano passado.

Os principais produtores de suínos prometeram na reunião da NDRC abater em ritmo regular e não acumular suprimentos, disse a NDRC.

Mas o grande produtor de suínos Muyuan Foods disse aos investidores em uma plataforma interativa que o recente aumento nos preços se deveu principalmente a uma melhora “marginal” na oferta e demanda, em vez de fatores emocionais ou de curto prazo.

Os preços médios dos suínos atingiram 22,08 yuans por quilo na segunda-feira, com base em dados da Shanghai JC Intelligence Co Ltd, ainda bem abaixo dos preços recordes alcançados em 2020 e no primeiro semestre de 2021.

O planejador estatal disse que liberaria reservas de carne suína no mercado em tempo hábil e fortaleceria a supervisão do mercado, reprimindo comportamentos que causam pânico e aumentam os preços.

$ 1 = 6,6962 yuan chinês 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário