República Tcheca detecta 1º caso de peste suína africana em 5 anos
Praga, 2 dez (Xinhua) -- A República Tcheca confirmou seu primeiro caso de peste suína africana pela primeira vez em quase cinco anos e veterinários estão tomando medidas para prevenir sua propagação, informou o Ministério da Agricultura tcheco na sexta-feira.
A doença foi detectada em um leitão selvagem morto em Jindrichovice pod Smrkem, no norte da região de Liberec, perto da fronteira com a Polônia, de acordo com a Administração Veterinária do Estado (SVS). Esta é a primeira detecção de casos desse tipo no país desde o início de 2018.
As autoridades delinearam uma zona de infecção de aproximadamente 200 quilômetros quadrados ao redor do local onde o leitão foi encontrado.
A caça de porcos selvagens será temporariamente proibida, mas o movimento da população na natureza será restrito e as autoridades monitorarão a disseminação da doença na população de porcos selvagens.
"Todas as medidas tomadas visam principalmente impedir a propagação da doença na população de porcos selvagens e impedir que a doença chegue às fazendas domésticas de porcos", disse Petr Satran, diretor da seção veterinária da SVS, em comunicado à imprensa.
Segundo a SVS, a peste suína africana é uma doença aguda dos suínos semelhante à peste suína clássica, exceto que a doença tem uma taxa de mortalidade muito alta, próxima a 100%. Não é transmissível aos humanos ou a outras espécies animais.
O Ministério da Agricultura também anunciou na sexta-feira que um novo surto de gripe aviária foi confirmado em uma fazenda de patos na região da Boêmia do Sul do país e as autoridades estão tomando medidas para contê-lo. item final
0 comentário
Suinocultura brasileira encerra 2025 em um dos melhores ciclos da história e projeta novo avanço em 2026
Avicultura de SC mantém liderança em 2025
Granjeiros garantem crescimento em produção, exportação e biosseguridade de proteínas animais em 2025
Custos de produção de frangos de corte e de suínos aumentam em novembro
Ritmo exportado de carne de frango segue elevado na terceira semana de dezembro/25, mas preços recuam
Carne suína: embarques e faturamento avançam na terceira semana de dezembro/25