Guatemala redobra medidas sanitárias após da confirmação de um caso de gripe aviária de alta patogenicidade H5N1 em Izabal

Publicado em 15/02/2023 08:56

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Alimentação (MAGA, na sigla em espanhol) reforçou as medidas sanitárias em território guatemalteco, depois de confirmar um caso de Influenza Aviária Altamente Patogênica H5N1 detectado em aves silvestres na granja Motagüilla, povoado El Quetzalito, município de Puerto Barrios, departamento de Izabal. O caso foi diagnosticado no laboratório nacional e confirmado pelo Laboratório Nacional de Serviços Veterinários do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, e anunciado na terça-feira (14).

É importante destacar que não há caso na avicultura técnica ou na avicultura de subsistência, por isso estão sendo tomadas as medidas sanitárias necessárias para proteger as aves, garantindo segurança para continuar consumindo frango, galinha e ovos.

Como estratégia de prevenção e prevenção da entrada do vírus na avicultura técnica e de fundo de quintal, o MAGA intensificou a vigilância epidemiológica ativa e passiva por meio do Programa Nacional de Sanidade Avícola (PROSA) do Vice-Ministério de Sanidade e Regulamentação Agropecuária (VISAR). Isso permitiu a aplicação de mais de 11 milhões 500 mil doses de vacinas e há disponibilidade de mais de 17 milhões 700 mil doses de vacina contra Influenza Aviária H5N2 em suas apresentações monovalente, bivalente e recombinante.

Atendendo à denúncia apresentada pelos habitantes do povoado de Motagüilla, povoado de El Quetzalito, Puerto Barrios, Izabal, o MAGA detectou o caso de Gripe Aviária Altamente Patogênica H5 em aves silvestres residentes (pelicanos), confirmando o diagnóstico em pouco tempo de três dias.

A equipe do MAGA estabeleceu uma cerca sanitária em um raio de 10 quilômetros e controlou as áreas próximas à fonte de infecção. Três brigadas epidemiológicas trabalham na área e a formação dos extensionistas está a ser reforçada para melhor impactar nos vestígios epidemiológicos com inspecções de pessoas, bens e viaturas nos aeroportos, portos e fronteiras.

São mais de 200 pessoas disponíveis, entre agentes extensionistas e pessoal do PROSA e outros programas de saúde da Direção de Saúde Animal, que estão aptos a agir imediatamente sobre qualquer reclamação que possa ser apresentada.

Esses rígidos controles para salvaguardar o patrimônio avícola guatemalteco permitiram o confisco e destruição de mais de 22 aves, incluindo galinhas e galos de Honduras, e mais de 65.600 unidades de linguiça de frango, 650 sacos de esterco de galinha hondurenho que não podem entrar no território nacional.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Governo da Guatemala

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário