Moçambique relata surto de gripe aviária em granja de galinhas poedeiras
![]()
PARIS (Reuters) - Moçambique relatou um surto de gripe aviária H7 altamente patogênica, comumente chamada de gripe aviária, entre aves na parte sul do país, informou a Organização Mundial de Saúde Animal (WOAH) nesta quinta-feira (19).
O surto de gripe aviária foi detectado numa exploração com 54.207 galinhas poedeiras com idades entre 23 e 30 semanas, mantidas numa instalação de alta biossegurança, informou o organismo com sede em Paris, citando informações das autoridades sanitárias de Moçambique.
A vizinha África do Sul, um dos principais produtores de aves do continente, enfrenta actualmente um grande surto de gripe aviária que matou milhões de galinhas.
A propagação do vírus altamente contagioso está a aumentar a preocupação entre os governos e a indústria avícola, depois de ter devastado rebanhos em todo o mundo nos últimos anos, perturbando o abastecimento, aumentando os preços dos alimentos e representando um risco de transmissão humana.
Reportagem de Sybille de La Hamaide, edição de Gus Trompiz
0 comentário
Preços dos suínos em São Paulo mantêm estabilidade por 12 semanas; expectativa de aquecimento no mercado na próxima semana
Ovos/Cepea: Produção desacelera, mas cotações seguem enfraquecidas
Produtores de suínos de MT discutem custos da ração, exportações recordes e consumo interno
Frango/Cepea: Disponibilidade cai para níveis pré-gripe aviária; preços sobem
Apesar de oferta excedente, suinocultura independente mantém estabilidade nas cotações
Aumento da gripe aviária na Europa ocorre com recorde de casos de aves selvagens, diz EFSA