Gripe Aviária: Argentina conseguiu a reabertura do mercado de produtos avícolas ao Reino Unido
A Argentina conseguiu a reabertura para exportar carne de aves e produtos avícolas para a Grã-Bretanha, após os esforços realizados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca da Nação, pelo Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa) e o Ministério das Relações Exteriores, Comércio Internacional e Culto à Nação.
Por meio de nota formal, o Departamento de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais da Grã-Bretanha informou à Senasa que reconhece a autodeclaração da Argentina como um país livre da gripe aviária de alta patogenicidade, razão pela qual suspendeu as restrições à importação de carne de aves da Argentina.
A decisão britânica também se baseia na informação fornecida pelo organismo nacional de que não há risco associado à entrada de remessas de carne fresca e produtos de carne de aves provenientes da Argentina.
Desta forma, o trabalho conjunto realizado pela Senasa com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca da Nação e a chancelaria continua a dar frutos na recuperação dos mercados de exportação de produtos avícolas.
Em 2023, até ao encerramento do mercado em abril devido ao surto de GAAP, a Senasa certificou a exportação de 272 toneladas de produtos avícolas para a Grã-Bretanha.
0 comentário
ABPA: Exportações de carne de frango totalizam 434,9 mil tons em novembro
Ovos/Cepea: Poder de compra frente ao milho cai ao menor patamar do ano
Frango/Cepea: Preço da carne interrompe 3 meses de alta e cai em novembro
Média diária exportada de carne de frango recua 8,2% em novembro/25
Carne suína: novembro registra recuo de 14% no volume exportado em comparação ao ano anterior
Preços da suinocultura independente seguem firmes, mas o mercado permanece atento a novas oportunidades na demanda externa