México toma ‘medidas preventivas’ após gripe aviária encontrada em gado leiteiro dos EUA
![]()
CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - O Ministério da Agricultura do México disse nesta terça-feira que está tomando medidas preventivas para aumentar a vigilância e reforçar as inspeções nas importações de gado dos EUA depois que a gripe aviária foi detectada em bovinos leiteiros no país.
A gripe aviária, comumente conhecida como gripe aviária, foi detectada até agora em rebanhos leiteiros em cinco estados dos EUA, de acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA).
A Comissão México-Estados Unidos para Prevenção da Febre Aftosa e outras Doenças Exóticas de Animais (CPA) visitará estábulos de gado para colher amostras para análise laboratorial, informou um comunicado do Ministério da Agricultura do México.
Funcionários da autoridade de saneamento agrícola do México, Senasica, também aumentarão a vigilância do gado que entra no país em busca de qualquer sinal de dificuldade respiratória, disse o Ministério da Agricultura.
O México é um importante mercado para carne bovina e laticínios dos EUA.
O Texas e os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA relataram na segunda-feira o segundo caso de gripe aviária em uma pessoa que teve contato com vacas leiteiras supostamente infectadas com o vírus, após um caso de 2022 no Colorado.
0 comentário
Preços dos suínos em São Paulo mantêm estabilidade por 12 semanas; expectativa de aquecimento no mercado na próxima semana
Ovos/Cepea: Produção desacelera, mas cotações seguem enfraquecidas
Produtores de suínos de MT discutem custos da ração, exportações recordes e consumo interno
Frango/Cepea: Disponibilidade cai para níveis pré-gripe aviária; preços sobem
Apesar de oferta excedente, suinocultura independente mantém estabilidade nas cotações
Aumento da gripe aviária na Europa ocorre com recorde de casos de aves selvagens, diz EFSA