Filipinas relata surto de gripe aviária H5N1 em granjas avícolas
![]()
PARIS – As Filipinas relataram um surto de gripe aviária H5N1 altamente patogênica, comumente chamada de gripe aviária, em uma granja no centro do país, informou a Organização Mundial de Saúde Animal (WOAH, na sigla em inglês) na quinta-feira.
O vírus matou 4.475 aves de um bando de 60.529 em uma fazenda na província de Leyte, informou a WOAH, com sede em Paris, em um relatório, citando autoridades locais.
“A fazenda afetada é cercada por arrozais e um rio frequentado por aves aquáticas selvagens. Estas aves selvagens que voam livremente podem ter introduzido o vírus através dos seus excrementos, uma vez que o primeiro edifício a ser afectado estava na parte de trás da quinta mais próxima dos arrozais”, afirmaram as autoridades no relatório.
A gripe aviária é transmitida por aves selvagens migratórias e pode então ser transmitida entre fazendas. Devastou rebanhos em todo o mundo nos últimos anos, interrompendo a oferta e elevando os preços dos alimentos.
O Ministério da Agricultura das Filipinas proibiu temporariamente em janeiro as importações de aves de vários países, incluindo Japão, Bélgica e França, devido a surtos.
Reportagem de Sybille de La Hamaide; edição de David Evans
0 comentário
Suinocultura brasileira encerra 2025 em um dos melhores ciclos da história e projeta novo avanço em 2026
Avicultura de SC mantém liderança em 2025
Granjeiros garantem crescimento em produção, exportação e biosseguridade de proteínas animais em 2025
Custos de produção de frangos de corte e de suínos aumentam em novembro
Ritmo exportado de carne de frango segue elevado na terceira semana de dezembro/25, mas preços recuam
Carne suína: embarques e faturamento avançam na terceira semana de dezembro/25