Estado indiano de Odisha abate aves após surto de gripe aviária
![]()
NOVA DÉLHI, 25 de agosto (Reuters) - O estado de Odisha, no leste da Índia, sacrificou mais de mil frangos após um teste positivo para a cepa H5N1 altamente patogênica da gripe aviária, ou gripe aviária, disse uma autoridade do governo estadual à Reuters no domingo.
O epicentro do surto foi no distrito de Puri, a cerca de 30 quilômetros da capital do estado, Bhubaneswar, e ocorreu após a morte recente de 1.800 aves em uma granja avícola local.
“O trabalho está em andamento. Vamos abater cerca de 20.000 pássaros”, disse o Diretor Adicional de Controle de Doenças, Dr. Jagannath Nanda, à Reuters.
A cepa H5N1 é considerada altamente patogênica e também pode ser transmitida a animais como porcos, cavalos, grandes felinos, cães e, ocasionalmente, humanos.
A disseminação do vírus é uma preocupação para governos e para a indústria avícola devido à devastação que pode causar aos rebanhos, à possibilidade de restrições comerciais e ao risco de transmissão humana.
Reportagem de Jatindra Dash; Escrita de Arpan Chaturvedi; Edição de Kim Coghill
0 comentário
Preços dos suínos em São Paulo mantêm estabilidade por 12 semanas; expectativa de aquecimento no mercado na próxima semana
Ovos/Cepea: Produção desacelera, mas cotações seguem enfraquecidas
Produtores de suínos de MT discutem custos da ração, exportações recordes e consumo interno
Frango/Cepea: Disponibilidade cai para níveis pré-gripe aviária; preços sobem
Apesar de oferta excedente, suinocultura independente mantém estabilidade nas cotações
Aumento da gripe aviária na Europa ocorre com recorde de casos de aves selvagens, diz EFSA