Produtores mineiros de leite enfrentam queda nos preços e alta nos custos

Publicado em 21/07/2010 08:37 393 exibições
Produção é igual a de 2009, mas valor pago sofreu redução.
Os produtores de leite foram pegos de surpresa com a queda brusca nos preços que vem se repetindo nos últimos meses. A produção de leite em 2010 é praticamente estável comparando com o ano passado. Mesmo assim, no triangulo mineiro, maior bacia leiteira do país, o período é de alta nos custos.

Em Minas Gerais, que responde por 30% do leite produzido no país, as pastagens refletem a dura realidade da entre safra. Ë nesta época de seca que entra o planejamento do produtor.

Porém, os produtores não contavam com a reação negativa do mercado. Em três meses, o litro de leite teve uma queda média de R$ 0,18. Os produtores não encontram justificativa para esta baixa nos preços em uma época de custo alto para manter a produção.

Segundo o zootecnista Jose Galino Júnior, a genética apurada para produção de leite precisa de pastagem em abundância com manejo adequado. Na seca, o cuidado com alimentação exige muita técnica e experiência, pois cada animal consome em média de 30 a 35 quilos de silagem por dia. Com o leite desvalorizado, os produtores têm dificuldade em fechar a conta.

O produtor André Alves dos Santos entrou no mercado em 2006 e vem aprendendo com as constantes crises do setor. Nesta mesma época no ano passado, ele chegou a produzir 700 litros por dia. André admite erro estratégico e agora produz com apenas 160 litros diários.

Tags:
Fonte:
Canal Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário