China impõe tarifa de até 105% a frango importado dos Estados Unidos

Publicado em 27/09/2010 13:55
Em mais um capítulo da guerra comercial entre Estados Unidos (EUA) e China, o governo chinês anunciou neste domingo que vai impor tarifas de importação de até 105,4% a frangos comprados dos EUA. A medida faz parte de uma investigação antidumping promovida pela China e substituirá ações adotadas em fevereiro passado para limitar a entrada dos produtos em território chinês.

As novas tarifas entram em vigor nesta segunda-feira e terão vigência de cinco anos. Elas serão aplicadas a frangos inteiros ou em pedaços, incluindo pés de frango, considerados uma iguaria no Sul da China. A nova alíquota não incidirá, porém, sobre aves vivas ou produtos processados, como salsichas. Até este domingo, a tarifa estava na faixa de 30%.

"Há uma competição desigual entre os produtos de frango importados dos EUA (e os chineses). Isso está causando um dano considerável ao setor na China", disse o Ministério do Comércio da China em nota divulgada neste domingo.

Segundo o comunicado, haverá diferentes grupos de tarifas. As empresas que responderam aos questionamentos do governo chinês durante a investigação antidumping terão de pagar tarifas de 50,3% a 53,4%. As companhias que não colaboraram com a investigação terão seus produtos taxados em até 105,4%.

No primeiro semestre de 2009, quando as importações de frango e partes dos EUA cresceram 6,54% ante 2008, a indústria chinesa teve perdas de 1,09 bilhão de yuans ou US$ 162 milhões. Isso levou o Ministério do Comércio chinês a abrir investigação antidumping em relação a alguns produtos americanos. Em fevereiro deste ano, algumas ações foram adotadas após resultados preliminares. Ontem, a investigação foi concluída, levando a China a medidas mais duras.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
O Globo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário