Carne de frango: Rússia está novamente entre os seis maiores importadores do Brasil

Publicado em 03/11/2010 09:21
260 exibições
Dados da SECEX/MDIC relativos, exclusivamente, à carne de frango in natura mostram que nos nove primeiros meses do ano a Rússia colocou-se como o sexto principal importador do produto brasileiro. Retorna, assim, à mesma posição que já havia ocupado em 2008, depois de - no ano passado sequer aparecer no ranking dos dez mais.

O Japão é outro país que retorna à posição de 2008 mais exatamente, para o primeiro lugar, cedido à Arábia Saudita no ano passado. Fora isso, os cinco principais importadores do frango brasileiro pela ordem, em 2010, Japão, Arábia Saudita, Hong Kong, Emirados Árabes Unidos e Venezuela permanecem os mesmos dos últimos três anos e, até o momento, vêm respondendo por pouco mais da metade da receita cambial obtida pelo Brasil com a exportação da carne de frango in natura.

Notar que, entre esses cinco, apenas um Hong Kong registra receita cambial menor que a do mesmo período do ano passado. Esse é o efeito do aumento das exportações agora diretas para a China, cujas compras neste ano geraram uma receita cambial 1.675% superior à do período janeiro-setembro de 2009.

Chama a atenção, no presente ranking, a ausência absoluta de países da União Europeia. No ano passado, só a Holanda esteve entre os dez maiores importadores do Brasil, mas há 10 anos (2000) o ranking tinha quatro países da UE ou, além da Holanda, Alemanha, Reino Unido e Espanha.
Tags:
Fonte: AviSite

Nenhum comentário