Produção de ovos aumenta 8% e Guatapará segue líder

Publicado em 25/11/2010 07:34
Um total de 57,7 milhões de dúzias de ovos foram produzidos na região em 2009, um crescimento de 8,1%, acima das altas registradas no Estado e no país, de 2,5% e 4,2%, respectivamente.
Guatapará segue como a principal produtora de ovos na região, segundo o IBGE, com 21 milhões de dúzias em 2009. O número é quase quatro vezes superior ao do segundo colocado, Ribeirão Bonito, onde a produção foi de 5,3 milhões.

Apesar do domínio na produção regional de ovos, Guatapará registrou decréscimo no número de galinhas no ano passado: um milhão de aves, cerca de 10% a menos que as 1,109 milhão que existiam em 2008.

Segundo o gerente da unidade padronizadora de ovos da Coag (Cooperativa Agrícola de Guatapará), Luiz Sinhorelli, a situação atual não é das melhores para os produtores do setor, especialmente pelo preço da ração utilizada como alimento das galinhas.

A Coag reúne dez produtores de ovos de Guatapará, que, juntos, produziram 7,2 milhões de dúzias em 2009.

Segundo ele, apesar do aumento do custo de produção, a produtividade deverá se manter a mesma neste ano. "Já para 2011 dependerá da lucratividade do setor."

Além de Guatapará e Ribeirão Bonito, a região tem como principais produtores São Carlos e Altinópolis, ambas acima da faixa de quatro milhões de dúzias por ano.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Folha de São Paulo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário