Exportações de carne suína recuam 1,97% no acumulado do ano em relação ao mesmo período de 2010

Publicado em 11/03/2011 12:02
As exportações brasileiras de carne suína cresceram 7,62% em volume em fevereiro, superando em 39.060 toneladas o mesmo mês de 2010. No entanto, no acumulado do ano, as vendas externas apresentaram queda de 1,97% (73,8 mil toneladas, frente a 75,3 mil toneladas em período equivalente do ano passado).

"Portanto, não começou o movimento de ampliação das exportações, que, esperamos, ocorra mais adiante", comenta o presidente da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs), Pedro de Camargo Neto.

Em fevereiro, houve alteração nos principais destinos, com a Ucrânia saindo da lista dos cinco principais mercados. A composição atual é: Rússia, Hong Kong, Argentina, Angola e Cingapura.

Já em relação aos preços, a tendência de elevação continua firme - houve aumento na cotação média de 11,51% no acumulado do ano, na comparação com igual período de 2010.

Segundo Carvalho Neto, com relação à viagem da presidente Dilma Rousseff à China, em abril, a Abipecs espera que na reunião bilateral entre os presidentes do Brasil e da China a habilitação dos frigoríficos brasileiros de carne suína seja finalizada, permitindo o início imediato de exportações. O dirigente também criticou a demora do governo japonês em realizar sua missão veterinária à Santa Catarina, marcada para o primeiro trimestre deste ano e que ainda não ocorreu.

"Trata-se de um atraso sem justificativa, em um processo que já leva cinco anos de trabalho sem resultado concreto algum", disse Camargo Neto.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Capital News

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário