Russos sinalizam conceder ao Brasil cota específica para carne de frango

Publicado em 28/07/2011 07:53
A Rússia está disposta a conceder ao Brasil uma cota específica para importação de carne de frango, de acordo com Francisco Turra, presidente da União Brasileira de Avicultura (Ubabef). Atualmente, a cota total de importação de frango da Rússia é de 350 mil toneladas, sem definição geográfica. Isto é, não há volume definido para cada origem do produto.

Até 2010, o sistema tinha definição geográfica. Da cota total de 2010, de 780 mil toneladas, 600 mil eram destinadas aos EUA, 144,3 mil toneladas à União Europeia e 35,7 mil toneladas a "outros países", que incluía o Brasil.

Por se sentirem prejudicados, os exportadores brasileiros de frango vinham reivindicando o fim do sistema de cotas de importação da Rússia. "Temos defendido a redução de tarifas e o fim do regime de cotas", disse Turra. Contudo, segundo o dirigente, a Rússia diz que o sistema é "inegociável, mas acena com cotas específicas".

As negociações para uma cota específica para o Brasil ocorrem no momento em que a Rússia busca apoio de países exportadores à sua entrada na Organização Mundial do Comércio (OMC).

Esta semana, o principal negociador russo, Maxim Medvedkov, disse que o país vai reduzir de 350 mil para 250 mil toneladas sua cota global de importação de carne de frango em 2012. A cota para carne suína também deve cair, das atuais 472,2 mil toneladas para 320 mil toneladas. Em entrevista, o russo disse que as cotas vão mais "se não completamos logo nossa entrada na OMC".

Mesmo com a queda na cota total de importação em 2012, Turra diz que o Brasil poderia obter um volume de 200 mil toneladas nas negociações com a Rússia. Capacidade de cumprir tal volume o país tem. No ano passado, quando estava incluído em "outros países", o Brasil exportou quase 150 mil toneladas para a Rússia, segundo Turra. Um dos motivos para esse desempenho foram restrições russas ao frango dos EUA. A Rússia proibiu o uso de cloro na higienização das carcaças das frango, método usado pelos americanos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Valor Econômico

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário