Bahia busca a autossuficiência na produção de leite

Publicado em 17/08/2011 08:12
A Bahia, que em 2009 aumentou em 24% sua produção de leite - últimos dados divulgados pelo IBGE -, caminha a passos largos para alcançar a autossuficiência, com o Programa Estadual do Leite, inserido no contexto do Programa Vida Melhor - Inclusão Produtiva, lançado pelo governador Jaques Wagner com a presença da presidente Dilma Rousseff.

Em visita neste sábado, (13), às obras de ampliação do Laticínio P&L, em Ibirapuã (BA), região que possui o segundo maior rebanho bovino e uma das maiores bacias leiteiras da Bahia, o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, explicou a dezenas de pecuaristas detalhes do Vida Melhor, destacando que entre as sete cadeias produtivas consideradas prioritárias incluídas no projeto de inclusão produtiva está a do leite.

Salientando que 50% da pecuária baiana é desenvolvida pela agricultura familiar, Salles informou que "vamos trabalhar com 18 mil pecuaristas de leite, principalmente nos 553 assentamentos do Incra e nos 300 do Cédula da Terra, entrando o governo com assistência técnica e infraestrutura, e instalação de laticínios onde a iniciativa privada não estiver atuando". O Vida Melhor - Inclusão Produtiva é uma ação transversal, envolvendo várias secretarias, a exemplo da Sedes, Sedir, Infraestrutura e Seagri, com coordenação da Casa Civil.

Detentora do terceiro maior rebanho bovino de leite do País, a Bahia amarga o 23º lugar em produtividade por vaca ordenhada, ficando à frente apenas do Piauí. Enquanto em Alagoas e Pernambuco, por exemplo, a produtividade por vaca ordenhada é da ordem de 1.500 litros/ano, na Bahia é de 540 litros/ano. No último ano, a produção baiana passou de 900 milhões de litros de leite/ano para 1,2 bilhão, longe ainda dos 1,6 bilhão consumidos por anos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
MilkPoint

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário