Trigo: Demora na divulgação do plano safra preocupa produtores, diz presidente da Fecoagro/RS

Publicado em 04/04/2012 15:36
Representantes do setor produtivo da região Sul estão preocupados com a demora do governo federal em divulgar o plano safra das culturas de inverno.
“O Paraná já começou a plantar o trigo e no Rio Grande do Sul isso deverá ocorrer a partir do início de maio, pelo sul do Estado, conforme o zoneamento agrícola. Mas não temos ainda nenhuma definição em relação à safra 2012. Nós entendemos que as medidas devem ser anunciadas o quanto antes sob pena do produtor  ficar desamparado em relação a preço, custeio, seguro rural, logística, entre outros itens”, afirmou o presidente da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Rio Grande do Sul (Fecoagro/ RS) e coordenador da Câmara Técnica das Culturas de Inverno, Rui Polidoro. Ainda de acordo com ele, há a possibilidade da Câmara Técnica solicitar uma reunião extraordinária para discutir o assunto, caso o plano não seja anunciado até o dia 15 de abril, conforme previsto pelo Ministério da Agricultura.  

Área – Os dois estados do Sul são responsáveis pelo cultivo da maior parte das pouco mais de 5 milhões de toneladas de trigo produzidas no Brasil. Na safra passada, o Rio Grande Sul assumiu a liderança nacional, colhendo 2,6 milhões de toneladas e, neste ciclo, os triticultores gaúchos planejam aumentar entre 10% e 14% a área, que deverá atingir 1,860 milhão de hectares. Já no Paraná, a área com o cereal deverá diminuir cerca de 17%, conforme a última estimativa do Departamento de Economia Rural da Secretaria Estadual da Agricultura (Seab/Deral), abrangendo 871.750 hectares cultivados. Apesar disso, a expectativa é de que, se o clima colaborar, produção paranaense poderá superar em cerca de 2% o resultado da safra passada, atingindo um volume de 2,48 milhões de toneladas. 

Importância – Para Polidoro, o governo não tem tratado a cultura do trigo como ela merece. “O trigo é extremamente importante para o país. Hoje, nós importamos 50% das nossas necessidades. Por outro lado, se analisarmos a cadeia de diferentes produtos em relação à geração de empregos e renda, acredito que, em primeiro lugar, vem a do leite onde, segundo dados, cada produtor multiplica por seis o número de empregos até o final da cadeia. Em segundo vem o trigo, que multiplica esse número não por seis, mas por cinco. Ao  meu juízo, a atenção dispensada pelo governo a esse produto está muito aquém do que deveria ser”, afirmou. “Nós temos batalhado há anos diante dessa situação. Melhoramos a pesquisa, a logística, a produção e a produtividade. Mas há coisas que o governo é que tem que dizer. Como, por exemplo, como vamos competir com países onde há um incentivo à produção e exportação desse produto, inclusive com subsídios? Não há como. As definições sobre a cultura estão muito demoradas e nós precisamos nos posicionar para agilizar que elas sejam anunciadas, se possível, antes do plantio”, frisou ainda. 

Leite – Rui Polidoro esteve na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba, na manhã desta terça-feira (03/04), quando se encontrou com o presidente João Paulo Koslovski e com o gerente técnico e econômico, Flávio Turra. Ele veio à capital paranaense para participar de uma reunião dos Conselhos Paritários de Produtores e Indústrias de Leite (Conseleite) dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Segundo Polidoro, o encontro visa discutir temas ligados à Instrução Normativa nº 62/2011, do Ministério da Agricultura, que estabelece padrões de produção e qualidade do leite. Também estará em debate o Projeto de Lei da Câmara (PLC) nº 80/11, que obriga os laticínios a informar ao produtor rural o preço pago pelo litro do leite até o dia 25 do mês anterior à entrega, e que está em tramitação no Senado Federal. “Nós entendemos que quem deve fazer esse anúncio dos preços são os Conseleites, baseados nos dados na pesquisa e em levantamentos anteriores, como já está sendo feito. Nós achamos que é mais lógico porque nos conselhos estão representados os produtores, além da indústria, ou seja, toda a cadeia produtiva”, disse Polidoro. Ainda de acordo com ele, a reunião dos Conseleites do Sul vai ainda abordar as importações de produtos lácteos.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Ocepar

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário