Composto orgânico com casca de cacau aumenta produtividade na Bahia
Publicado em 14/06/2012 10:24
e atualizado em 02/03/2020 14:22
Há exatos 15 anos, a Fazenda Santa Ana localizada no município de Taboquinhas, sul da Bahia, iniciou o trabalho com cacau orgânico e uma experiência com um fertilizante natural, desenvolvido na propriedade, a partir de dejetos bovinos, no intuito de melhorar a qualidade dos frutos e aumentar a produtividade.
A biocalda é um composto natural, que precisa de aproximadamente 90 dias para estar pronta e ser aplicada na plantação. Em um primeiro processo, são armazenados em um taque subterrâneo, sobras de leite, dejetos e estercos bovinos, para um processo de fermentação anaeróbica.
O segundo processo é a captação do líquido, extraído após a fermentação, através do sistema de canos de PVC instalados na propriedade, livre de qualquer resíduo, tornando-se rico em nutriente.
A calda é livre de qualquer odor e melhora a qualidade do solo e das folhas. Na propriedade, são colhidas 80 arrobas de cacau por mil pés, e os frutos são vistosos, com amêndoas grandes e livres de qualquer praga.
A biocalda é misturada a um fertilizante produzido com a casca de cacau. Outro experimento criado na própria fazenda que auxilia no crescimento do cacaueiro e diminui a incidência de pragas.
O fertilizante de casca de cacau é feito no campo. Depois de quebrado os frutos e retiradas às amêndoas, as cascas são armazenadas e cobertas com folha de bananeiras, a fim de, acelerar a decomposição.
Logo em seguida, a mistura é peneirada e diluída em água e está pronta para ser aplicada. Além de ser rico em potássio, o extrato tem zinco, manganês, nitrogênio, fósforo e magnésio. E pode ser aplicado em qualquer plantação.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Mercado do Cacau
0 comentário
Preços de arroz e feijão caem, mas consumo segue em retração no varejo alimentar em 2025
CNA defende avanço nos padrões de qualidade para feijão e pulses
Plantio do Feijão 1ª Safra se aproxima do final no Rio Grande do Sul
Federarroz faz balanço de 2025 e projeta cenário desafiador mas otimista para 2026
Farsul divulga nota técnica sobre impactos da queda do preço do arroz na arrecadação do ICMS
Deral vê plantio recorde para 2ª safra de milho do Paraná, mantém previsão para soja