BA: Logística e cadeia do cacau são prioridades para litoral sul

Publicado em 25/03/2013 11:49
Empresários, prefeitos, parlamentares e representantes da sociedade civil participaram na última sexta-feira (22), no município de Itabuna, no sul do estado, da segunda plenária dos Diálogos Territoriais. “Queremos transformar Ilhéus na capital do cacau e do chocolate”, afirmou o coordenador do colegiado do litoral sul, Joelson Ferreira.

Segundo o secretário do Planejamento do Estado, José Sergio Gabrielli, a declaração demonstra que a sociedade está atenta não somente às intervenções estruturantes em desenvolvimento ou planejadas no território, como também à construção da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol), Porto Sul e a duplicação da BR-415, que liga os dois municípios.

Entre as ações realizadas para fortalecer a cadeia produtiva do cacau, está a repactuação das dívidas de 95% dos pequenos e médios agricultores. Em paralelo, a produção de cacau na Bahia foi ampliada de 202 mil toneladas, em 2008, para 257 mil toneladas, em 2012, o que significa um aumento de 27%.

Gabrielli destacou que o governo está disposto a ajudar os produtores, mas há limitações. “A intervenção no que se refere à cotação do produto internacionalmente é inócua, mas podemos ampliar a fiscalização sanitária para impedir que produtos de baixa qualidade entrem no mercado local”.

Outra ação que fortalece não só a cadeia de cacau, mas todo o Território Litoral Sul, é o investimento em infovias, permitindo o acesso à internet em alta velocidade. “É uma iniciativa estruturante, que começa a primeira etapa em 2013, possibilitando que empresas tradicionais ou não instalem sedes em locais diferentes da unidade produtiva, pois o acesso a informação é que é efeitvamente necessário”, enfatizou Gabrielli.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Governo da Bahia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário