Trigo: Plantio atinge 96% da área estimada no RS
Trigo - Com as condições meteorológicas colaborando com os produtores durante o último período, estes puderam avançar de forma significativa o plantio da safra 2013, encaminhando-a para seu final. No momento o percentual de área semeada atinge 96%, sendo que 92% já germinaram. Apenas poucas áreas dos Campos de Cima da Serra e do Sul do Estado ainda restam para serem concluídas. Os atuais percentuais estão dois pontos acima daqueles verificados nos últimos cinco anos A temperatura e a umidade também estão propiciando condições favoráveis ao bom desenvolvimento das lavouras dando a elas um bom padrão, sem a presença de doenças fúngicas e pragas em que pese alguns períodos de alta umidade pelo período da manhã. Na Região Celeiro (noroeste do Estado), onde tradicionalmente a cultura é semeada primeiro, algumas lavouras já começam a entrar em fase de elongação e floração. Todavia, estas representam menos de 1% do total já semeado. Por ora os triticultores seguem executando os tratos culturais (controle de invasoras e aplicação de nitrogênio em cobertura).
Feijão – A comercialização do grão se mantém aquecida com o preço médio oscilando entre os patamares de R$ 132,00 e 134,00 nessas últimas
semanas. Nessa semana, ocorreu novamente pequena queda de 0,41%, fixando o valor médio da saca de 60 kg do feijão preto em R$ 132,73. Mesmo assim, 35,47% acima da média histórica geral do mês de julho.
Cevada – Diferentemente da canola, a cevada teve, segundo essa 1ª estimativa, redução de área em 5,8%. A área estimada ficou em 43.540 hectares, que projetando um rendimento inicial de lavoura em 2.900 kg/ha, poderá chegar a uma produção de 126,3 mil toneladas. A cultura tem seu espaço garantido em certos produtores tradicionais, ocupando bom espaço na região Norte do Estado. No momento, a lavoura se encontra ainda nas fases de germinação e desenvolvimento vegetativo.
Clique aqui e leia o boletim da íntegra
0 comentário

Ibrafe: Safra de Feijão-carioca no Paraná põe setor em alerta

Ritmo de semeadura de grãos na Ucrânia fica 17% abaixo do esperado devido ao frio no início de abril, diz ministério

Embrapa promove dia de campo sobre novas cultivares e tecnologias do gergelim

Deral eleva projeções de safras de soja e milho do Paraná e reduz área de trigo

Ibrafe: Produtor vira comprador de Feijão-preto na região Sul do Brasil

A outrora próspera indústria de cereais da Ucrânia está à beira de se tornar uma vítima de guerra