Embrapa oferece cultivar de arroz BRS Esmeralda para o Centro-Norte do país

Publicado em 08/11/2013 08:00

O Brasil está entre os dez principais produtores de um dos cereais mais consumidos em todo o mundo: o arroz. E a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, oferece aos produtores de sementes diversas cultivares melhoradas de arroz, que proporcionam melhor qualidade à produção e ao produto final. Em destaque, a cultivar BRS Esmeralda, de Terras Altas, que, lançada em 2013 é sucesso entre produtores rurais e consumidores.

A cultivar, desenvolvida em parceria com a Empresa Matogrossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer-MT), possui ótimas características para o sucesso no mercado. Além de alta produtividade, o arroz BRS Esmeralda também tem excelentes qualidades de grãos: longo e fino, e, por isso, classificado como de excelente qualidade culinária, com boa aparência e ótima apresentação visual “in natura ou cozido”. 

A BRS Esmeralda tem como principal característica, sua tolerância ao estresse hídrico, o que lhe garante maior rusticidade. O ciclo de produção, da emergência à colheita, varia de 105 a 110 dias. A cultivar apresenta moderada resistência à Brusone das panículas, principal doença do arroz no planeta que pode acarretar perdas de até 100% na produção. Possui, ainda, moderada resistência ao acamamento.

A cultivar está recomendada para o cultivo em Terras Altas nos Estados de Mato Grosso, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins.

A BRS Esmeralda também é mais eficiente na utilização dos nutrientes, pois, na maioria dos casos, produz mais do que as demais cultivares de arroz de terras altas, nas mesmas condições de cultivo.

A Embrapa Produtos e Mercado disponibiliza 36 toneladas de sementes básicas da cultivar BRS Esmeralda para os multiplicadores de sementes interessados, que devem procurar o Escritório de Goiânia da Embrapa Produtos e Mercado por meio do e-mail: [email protected] ou pelo telefone: (62) 3202-6000.

Para saber onde encontrar sementes e mudas ou mais detalhes das cultivares BRS Embrapa, acesse a página: www.embrapa.br/cultivares.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Embrapa Cultivares

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário