Governo argentino libera mais 500 mil toneladas de trigo para exportação

Publicado em 27/02/2014 10:58

O Governo argentino voltou a liberar ontem, a contagotas, o trigo para exportação. O ministro da Economia, Axel Kicillof e o ministro da Agricultura, Carlos Casamiquela, anunciaram a autorização para exportação de 500.000 toneladas do cereral, que se somam a um igual volume liberado no último dia 13 de janeiro.

A nova autorização não terá efeitos demasiados na prática do mercado de grãos. O Governo argentino aguardava por uma segurança sobre o tamanho real da safra com o final da colheita. As estimativas oficiais apontam para uma produção total de 9,2 milhões de toneladas, o que daria um saldo exportável para todo o ano de 2014 de apenas 1,5 milhão de toneladas do cereal.

Se esse prognóstico se cumprir, o Governo só poderia autorizar mais meio milhão de toneladas de trigo para vender ao mundo (principalmente Brasil) em todo o ano.

Analistas de mercado calculam que o remanescente exportável está acima do que o Governo considera e o situam entre 2,2 milhões e 2,5 milhões de toneladas.

No anúncio da nova abertura de exportação para o trigo, Kicillof ratificou que "todo o excedente sobre as necessidades do consumo interno será destinado à exportação". Casamiquela, ao seu lado, destacou os avanços no procedimento para a emissão das permissões de exportação (ROE).

(Com informações da Bolsa de Cereais de Buenos Aires)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário