Neri Geller garante à Farsul reativação da Câmara de Comércio Exterior do Mapa

Publicado em 03/07/2014 14:34

O presidente do Sistema Farsul, Carlos Sperotto, informou que as tratativas realizadas em Brasília obtiveram resultados bons e ruins. Ele recebeu a garantia da reativação da Câmara Temática de Comércio Exterior e Exportação do Mapa, durante reunião com o ministro da Agricultura, Neri Geller, e o secretário de Relações Internacionais do Agronegócio, Marcelo Junqueira.
 
A instalação será imediata e a presidência ficará a cargo da CNA. “Acreditamos que este será o fórum ideal para tratar tecnicamente e com profundidade os assuntos da Camex”, afirma o presidente. No encontro também ficou acertado o encaminhamento para criação de um EGF especial para moinhos e indústrias do setor.
 
As novidades vieram após ser negado o pedido da realização de uma apresentação técnica, durante a reunião da Camex, que trata da retirada da TEC nas importações de trigo, a ser feita pela Federação. A justificativa é que a participação da Farsul no encontro abriria precedentes para os demais assuntos tratados pela Câmara.
 
Ainda sobre trigo, a solicitação simultânea da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul e da Secretaria da Agricultura do Estado RS para a ampliação no calendário de zoneamento agrícola de risco climático para o trigo foi aceito e o prazo estendido até o final do mês de julho. Para presidente da Comissão de Crédito Rural da Farsul, Elmar Konrad, “trata-se de uma medida necessária e indispensável para dar cobertura ao Proagro e seguro durante o período da safra”, analisa.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Farsul

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • Marcelo De Baco Viamão - RS

    Não acredito que o problema seja o Geller ou a criação de um fórum tampouco resolverá. O problema é que estamos contendo a inflação com a valorização do Real... Nós importamos mais, perdemos competitividade, isto é a raiz do problema. Com oe sem TEC com ou sem CNA... nosso custo de produção aumenta, o preço dos produtos agrícolas cai. A única saída qje vejo seria deixar o câmbio flutuar livremente.

    0
  • Marcelo De Baco Viamão - RS

    Não entendi onde está o aspecto bom...faltou colocar na notícia. Não pode participar da reunião que derruba a TEC, porque abriria precedentes? mudar a data do zoneamento para 30/07? quem vai avisar o trigo? e o clima, quem combina com ele? A mudança é só para desmoralizar o seguro e tornar o risco maior para as seguradoras? será que eles podem participar desta reunião? Que isto gente????

    Agora se acende a Câmara Temática de Comércio Esterior, que isto quer dizer exatamente? criaram mais uma despesa para os contribuintes para queimar mais ainda a imagem do produtor?

    No que isto tudo resolve? onde está o resto da notícia?

    Abraço;

    Marcelo De Baco.

    0