Trigo: Leilão de Pepro negocia 42% da oferta na operação desta terça-feira (7)
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizou nesta terça-feira (7) o primeiro leilão deste ano de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) de trigo. Na operação, foi negociado um valor de prêmio relativo à venda e ao escoamento de 68 mil toneladas do produto da safra 2014/15, o que representa 42% das 160 mil t previstas no Aviso 167.
Para esta operação, o Governo poderá pagar até R$ 9,2 milhões. Não houve deságio. Os Estados arrematantes foram Paraná (65,5 mil t) e Mato Grosso do Sul (2,5 mil t). Em São Paulo, onde não houve adquirentes.
O Paraná é o maior produtor de trigo do país e sofre com o alto índice de chuvas na Região Sul. O que pode colocar em risco a qualidade do produto e aumentar os seus custos de produção. “Uma vez que os preços já estão abaixo do mínimo, existe a tendência de redução das áreas de plantio em 2015. Por esta razão, estas operações do Governo se mostram importantes”, avalia Wellington Teixeira, Superintendente substituto da Gestão de Oferta da Conab. Novos leilões de Pepro para o produto serão agendados.
0 comentário

Ibrafe: Safra de Feijão-carioca no Paraná põe setor em alerta

Ritmo de semeadura de grãos na Ucrânia fica 17% abaixo do esperado devido ao frio no início de abril, diz ministério

Embrapa promove dia de campo sobre novas cultivares e tecnologias do gergelim

Deral eleva projeções de safras de soja e milho do Paraná e reduz área de trigo

Ibrafe: Produtor vira comprador de Feijão-preto na região Sul do Brasil

A outrora próspera indústria de cereais da Ucrânia está à beira de se tornar uma vítima de guerra