Argentina: Bolsa de Cereales vê safra de trigo 2 milhões de toneladas menor

Publicado em 19/01/2015 06:52

Enquanto o governo argentino prevê 13,2 milhões de toneladas de trigo, a Bolsa de Cereales soltou avaliação nesta sexta-feira (16) apontando para 11,2 milhões (t), após levantamento de dados nas principais regiões do país. A diferença limita o volume de cereal disponível para exportação ao Brasil e reacende o risco de racionamento por parte de Buenos Aires.

O Ministério da Agricultura da Argentina informou no último mês que o país iria colher 1,2 milhão de toneladas além das 12 milhões previstas e que haveria volume suficiente para as exportações necessárias ao Brasil. O número foi elevado porque, segundo os técnicos do governo, a produtividade no campo é melhor que a prevista.

A avaliação da Bolsa de Cereales é oposta. O índice de 2,88 toneladas por hectare, aferido neste mês, é 7,5% menor que a média das últimas cinco safras e 3,5% inferior à expectativa do início da colheita, compara documento divulgado pela instituição. Segundo os técnicos, o inverno foi quente e teve chuva em excesso, que causou doenças e prejudicou a colheita. Na reta final, houve geadas tardias, que prejudicaram também a qualidade dos grãos.

Leia a notícia na íntegra no site da Gazeta do Povo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Gazeta do Povo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário