RS: Cheia do rio Uruguai afeta 19 mil hectares de arroz

Publicado em 21/01/2015 07:39

Os arrozeiros da Fronteira-Oeste começaram, nesta semana, a contabilizar os estragos provocados por uma enchente no rio Uruguai. O nível da água subiu mais de 12 metros, entre os dias 2 e 9 de janeiro, devido ao excesso de chuvas no Noroeste do Rio Grande do Sul e na Argentina, e atingiu lavouras nas cidades de São Borja, Itaqui e Uruguaiana. De acordo com o Instituto Riograndense do Arroz (Irga), mais de 19 mil hectares foram afetados nas três cidades e, deste total, cerca de 30% devem apresentar perda total. A região cultivou 308 mil hectares na safra 2014/15. 

Em São Borja, onde o Irga finalizou o levantamento sobre as perdas, a área que ficou submersa corresponde a pouco mais de 6 mil hectares. Os danos são considerados irreversíveis em 2,3 mil hectares. Segundo o chefe do Núcleo Municipal de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nate) do município, Pablo Mazzuco de Souza, ainda que seja cedo para determinar com clareza a redução da safra, toda a porção inundada será afetada de alguma maneira. “Em algum lugares, a perda de produtividade pode chegar a 70%, uma vez que a cultura se encontrava nos estágios reprodutivo e de florescimento, que são cruciais para o seu desenvolvimento”, explica. A cidade plantou 47.968 hectares e esperava uma produtividade de 8 mil quilos por hectare.

Leia a notícia na íntegra no site do Jornal do Comércio

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Jornal do Comércio

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário