Apesar das chuvas, desenvolvimento das lavouras de feijão é bom no RS

Publicado em 02/02/2015 07:28

A colheita da primeira safra de feijão no Rio Grande do Sul foi prejudicada pelo farto volume e pela frequência de precipitações ocorridas nos períodos anteriores, o que deixou o solo muito úmido, dificultando a retirada dos grãos. Apesar disso, não foram constatadas perdas em função da umidade excessiva. Atualmente, 51% do total semeado com feijão no Estado já foram colhidos. Conforme informações divulgadas pela Emater/RS-Ascar nessa quinta-feira (29.01), a perspectiva é de boa produtividade final e de boa qualidade comercial do produto colhido.

Nesse momento, as lavouras de feijão apresentam bom desenvolvimento em função da umidade no solo e da temperatura elevada. Na região da Serra gaúcha, nas áreas de clima mais quente, as plantações estão em formação de grãos e início de colheita. Na região mais alta (Campos de Cima da Serra), a cultura está em estágio final de florescimento e formação de grãos.

A segunda safra de feijão segue sendo implantada, com pequena tendência de aumento de área em algumas regiões. Nas pequenas áreas de cultivo familiar da grande Região Metropolitana, o plantio da segunda safa já está concretizado em aproximadamente 50% da área esperada (130 hectares). Os produtores prosseguem as atividades de plantio paralelamente à colheita do fumo. Nessa região, também as boas condições de umidade do solo e as temperaturas elevadas são favoráveis à cultura. O produto da safrinha da agricultura familiar é destinado principalmente ao autoconsumo da propriedade.

Mantendo a tendência de alta no Rio Grande do Sul, o preço médio da saca de 60 kg do feijão preto chegou a R$ 129,90, o que representa um aumento de 2,77% em relação à semana anterior, estando 25% acima do valor da média histórica geral de cinco anos, mas 9% abaixo da média de preço do ano passado neste mesmo período.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Emater RS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário