Plantio de trigo no Paraná começa com atraso por clima e foco no milho

Publicado em 14/04/2015 16:28

LOGO REUTERS

(Por Roberto Samora)

SÃO PAULO (Reuters) - O plantio da nova safra de trigo do Paraná, que pode ser recorde, começou com duas semanas de atraso na comparação com a temporada passada, por efeito do tempo seco e com produtores bastante concentrados na finalização da semeadura do milho segunda safra, afirmou nesta terça-feira o Departamento de Economia Rural (Deral).

O Deral, ligado ao governo paranaense, informou nesta terça-feira que 1 por cento da área estimada em 1,35 milhão de hectares havia sido plantada até segunda-feira, enquanto ao final de março em 2014 esse percentual já havia sido registrado.

Em 14 de abril de 2014, o Paraná havia semeado 7 por cento da área, que resultou em uma colheita recorde de 3,8 milhões de toneladas. Na média dos últimos anos, o percentual de plantio atingiu 9 por cento nesta mesma época.

Uma boa safra no Paraná, principal Estado produtor de trigo do Brasil, pode reduzir a necessidade de importação pelo país, que compra no exterior de mais de 6 milhões de toneladas ao ano, ou cerca de metade do consumo doméstico.

"Deve ser um pouco por conta da seca, um período em que não teve um volume grande de chuvas. O produtor está esperando um momento melhor, apesar de (o clima) não ser empecilho no momento, ele pode plantar no pó", afirmou o engenheiro agrônomo do Deral Carlos Hugo Godinho, especialista em trigo do departamento.

Segundo ele, está chovendo nesta terça-feira no Paraná e mais precipitações são esperadas para os próximos dias no Estado, o que deverá dar mais segurança para o produtor plantar o cereal.

O atraso, ressaltou Godinho, não chega a ser um problema para o desenvolvimento do cereal no momento, uma vez que ainda há tempo para recuperação, com o zoneamento agrícola permitindo o plantio até o início de maio em áreas que começam os trabalhos mais cedo.

"A partir de agora, talvez já comece a se intensificar, mas os poucos que plantaram estão com condição boa (na lavoura)", disse ele.

O Deral projeta uma safra recorde de 4 milhões de toneladas de trigo, crescimento de 7 por cento ante a temporada anterior, com produtividades mais elevadas esperadas compensando um recuo de 3 por cento na área plantada.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário