Safra 2015/16: Área plantada deve ser maior para soja e menor para o milho, afirma INTL FCStone

Publicado em 08/09/2015 15:01
Segundo consultoria, o cereal deverá perder espaço para a oleaginosa durante a safra de verão

Em sua primeira estimativa da safra brasileira de grãos (soja e milho) para o ciclo 2015/16, a INTL FCStone prevê a continuidade da expansão da área plantada de soja, assim como vem ocorrendo nos últimos anos. O aumento projetado pela consultoria de 4,4% em relação ao ciclo passado trouxe consequências para a extensão do milho, que deve configurar em 5,8 milhões de hectares no verão, uma queda de 5,6% em relação ao ano anterior.

Segundo a analista de milho da consultoria, Ana Luiza Lodi, muitos estados estão aumentando a produção da oleaginosa, concentrando o cultivo do milho no inverno. “Minas Gerais, por exemplo, que foi líder na produção do cereal no verão, deve plantar mais soja na primeira safra e tem a intenção de aumentar a área de milho na ‘safrinha’”, explica.

Para isso, cada vez mais os produtores tentam otimizar o cultivo no ciclo principal, para ter tempo hábil para uma boa segunda safra. Essa dinâmica sugere, também, uma perda de área de milho para a soja no sul do país. Ainda segundo cálculos da INTL FCStone, os estados do Rio Grande do Sul e Paraná poderão produzir juntos pouco mais de 32 milhões de toneladas de oleaginosa.

No Centro-Oeste, o Mato Grosso deve continuar puxando o crescimento, reforçando sua posição de liderança no cultivo de soja no Brasil. Já no MAPITO (área que agrega os estados do Maranhão, Tocantins e Piauí), a forte expansão em cima de áreas novas deve ter continuidade, aumentando a área plantada do grão em mais de 10%.

De acordo com a analista de soja, Natália Orlovicin, “calculando a produção a partir de uma tendência histórica de produtividade média para cada estado, chega-se a um total de mais de 100 milhões de toneladas de soja que poderão ser colhidas nesta temporada”.

Estimativa milho - FCStone

Estimativa FCStone Soja

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
INTL FCStone

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário