Rio Grande do Sul vê boa safra de trigo em 2016; chuvas no Paraná preocupam

Publicado em 02/09/2016 07:16

LOGO REUTERS 2.0

SÃO PAULO (Reuters) - Chuvas previstas para as áreas de trigo do Paraná no final de semana e na próxima semana preocupam os agricultores do principal Estado produtor do cereal no Brasil, que até o momento espera colher uma grande safra em 2016.

"Vamos ver. Se depois (das chuvas) esquentar e abrir sol, não tem problema. Se ficar nublado, começa a preocupar", afirmou o engenheiro agrônomo Carlos Hugo Godinho, especialista em trigo do Departamento de Economia Rural (Deral), sobre a previsão climática.

Ele comentou que os produtores já tiveram alguns "sustos" nesta safra, mas que até o momento tudo segue bem.

A previsão, no entanto, é de chuvas para os próximos dias no Estado, segundo o Reuters Weather Dashboard.

O Paraná estimou nesta quinta-feira a safra em 3,3 milhões de toneladas, praticamente estável ante a projeção anterior, com as lavouras apontando para boas produtividades até o momento.

Chuvas podem afetar a qualidade do trigo que está pronto para a colheita e ainda aumentar a proliferação de doenças fúngicas.

Já os produtores de trigo do Rio Grande do Sul, segundo Estado produtor do grão do Brasil após o Paraná, estão com uma expectativa positiva em relação à obtenção de uma boa produtividade na safra deste ano, afirmou a Emater nesta quinta-feira.

"A maior parte das lavouras apresenta boas condições sanitárias e o clima dos últimos dias foi favorável para a cultura, disse o órgão ligado ao governo do Estado em nota.

A safra gaúcha foi estimada preliminarmente em 1,7 milhão de toneladas.

(Por Roberto Samora)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário