Clima deixa produtores de trigo em alerta no Paraná

Publicado em 06/09/2016 07:30

O mau tempo que atinge o Paraná desde o final da semana passada e as chuvas que estão previstas para esta semana estão tirando o sono dos produtores de trigo.

De acordo com o engenheiro agrônomo do Departamento de Economia Rural (Deral), Carlos Hugo Godinho, a ocorrência de precipitações, sobretudo durante a fase de maturação e colheita, pode prejudicar a qualidade dos grãos.

Por enquanto, o especialista prefere não cravar um prognóstico, mas admite que o clima já pode ter causado estragos. Nas regiões Norte e Oeste do estado, alguns produtores começaram a colher as primeiras áreas desta safra. “Até semana passada, 17% das lavouras estavam em maturação. Elas devem ter sentido um pouco a umidade alta”, frisa Godinho.

Em Apucarana, no Centro-Norte, a chuva deve atrasar um pouco a colheita. Segundo o técnico do Deral, Paulo Sérgio Franzini, o clima na região foi favorável até o momento, mas ele ainda mantém o otimismo. “Tivemos alguns problemas com estiagem no começo da safra, mas o clima regularizou e a produtividade está boa. Nossa preocupação é com o excesso de umidade”, explica. Estima-se que apenas 2% da área foram colhidos e, de acordo com o técnico, os trabalhos devem voltar ao normal assim que o tempo permitir.

Leia a notícia na íntegra no site Gazeta do Povo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Gazeta do Povo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário