Brasil apoia comercialização de pouco mais de 200 mil t de trigo em leilões

Publicado em 19/12/2016 06:17

LOGO REUTERS 3.0

SÃO PAULO (Reuters) - A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizou mais dois leilões de apoio ao escoamento de trigo da safra 2016/2017, negociando o prêmio para pouco mais 200 mil toneladas, segundo nota da estatal nesta sexta-feira.

O primeiro leilão, de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) --a ser pago a produtores e cooperativas dos Estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina--, negociou subvenção para 192,3 mil toneladas de trigo, ou 62,54 por cento do total ofertado.

O leilão de Prêmio para Escoamento de Produto (PEP) foi oferecido para 107,5 mil toneladas de trigo da região Sul, mas foi arrematado prêmio para 10 mil toneladas do produto --essa subvenção será paga ao participante que comprovar a compra do trigo, por valor não inferior ao preço mínimo fixado pelo governo federal, e o escoar para qualquer localidade, exceto para Estados que compõem as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

As operações de apoio à comercialização do trigo do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul vêm sendo realizadas desde o começo de dezembro, com o objetivo da dar sustentação aos preços, que caíram abaixo dos valores mínimos estabelecidos pelo governo, em meio a uma safra recorde nacional e crescimento da produção argentina.

Nos dois leilões anteriores, foi negociado Pepro para 212,5 mil toneladas, das 285 mil ofertadas; e PEP para 37,7 mil toneladas, das 215 mil ofertadas pela Conab. Novas operações estão previstas para janeiro.

(Por Roberto Samora)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário