No Uruguai, colheita de trigo chega à reta final
No Uruguai, a colheita de trigo entrou em sua etapa final. Os resultados serão mais equilibrados do que o previsto no começo da colheita, com rendimentos médios não tão altos e níveis de proteína normais, conforme informaram técnicos do Grupo Trigo para o site TodoElCampo.
Luis Simean, gerente comercial da Copagran Paysandú, disse que a colheita nesta zona já foi finalizada, com um rendimento médio estimado em 50 sacas por hectare. Os trigos mais adiantados tiveram melhor volume de produção do que os mais tardios. Estes últimos, afetados pelo excesso de chuvas de abril, "tiveram mais problemas de implantação, com um padrão não muito bom de plantas e chegaram ao enchimento de grãos muito próximos ao verão. Foi um enchimento de grãos mais rápido que culminará em um grão de qualidade inferior aos grãos dos cultivos mais adiantados.
Os primeiros resultados de proteína baixa nos grãos estavam mais associados aos cultivos mais aidantados, que tiveram um enchimento de grãos muito bom e a proteína ficou diluída no peso do grão. Os cultivos mais tardios, que tiveram um rendimento menor, melhoraram em proteína. Logo, a média proteica deve vir bem.
Leonardo Olivera, técnico da Copagran em Colonia, disse que em sua zona a colheita avançou rápido na última semana, com quase 80% da área plantada já colhida.
Nesta zona, o rendimento do trigo que foi plantado mais cedo fica próximo de 67 sacas por hectare. O trigo que foi plantado mais tarde, afetado pelas chuvas de abril, fica por volta das 50 sacas por hectare. A média geral é de 58 sacas por hectare.
Com boas condições climáticas, a colheita deverá ser encerrada nesta semana.
Tradução: Izadora Pimenta
0 comentário
Área plantada de feijão no Brasil em 2025 se manteve entre as menores já registradas
Exportações de arroz da Tailândia podem cair até 12,5% em 2026, prevê governo
Retro 2025-Feijão/Cepea: Em 2025, cotações do feijão preto cedem, enquanto os do carioca se sustentam
Federarroz avalia como sucesso os leilões da Conab para escoamento do arroz safra 2024/2025
Do prato ao campo: Como a queda no consumo de arroz e feijão afeta a saúde e a renda do produtor rural
Trigo/Cepea: Preços apresentam movimentos distintos dentre os estados