Atraso no ciclo de verão coloca em risco safrinha no Sudoeste do Paraná

Publicado em 13/02/2017 06:26

Os produtores da região de Pato Branco estão mais ansiosos do que nunca para colher a primeira leva de soja e milho. Com a proibição da segunda safra de soja, prática comum até o ano passado na região, os agricultores apostam firme no feijão e no milho safrinha - cerca de 80% da área destinada à primeira safra. Mas com apenas 15% dos grãos de verão colhidos, tem muita gente repensando se vale o risco de implantar uma segunda lavoura na região.

Douglas Cardoso Júnior, de Pato Branco, é um desses produtores. Ele conta que no ano passado plantou milho segunda safra. “No dia 15 de maio tivemos uma geada que derrubou a produtividade. Nesse ano quero ver se coloco feijão e faço cobertura”, revela. Ele não descarta a possibilidade de destinar uma parte dos seus 290 hectares cultivados, mas admite achar complicado pelo risco.

Em uma propriedade próxima, Adriano Iopp pilotava a colheitadeira pensando nos próximos passos. Ele vai apostar os seus 40 hectares no feijão. “Plantando nessa época, em fevereiro, chega lá na frente, o milho não baixa a umidade, não dá pra colher, vai dando um desespero”, diz.

Leia a notícia na íntegra no site Gazeta do Povo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Gazeta do Povo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário