Realização de duas safras anuais é vista como alternativa favorável aos produtores do Uruguai
Com a chegada da nova safra 2017/18, os produtores do Uruguai já começam a analisar as alternativas econômicas dos esquemas básicos da agricultura do país: por um lado, os cultivos cobertos com soja de primeira etapa e, por outro, a realização de duas safras anuais.
"Um duplo cultivo gera mais lucro do que um cultivo somente, além de outras externalidades, como o fluxo de caixa, por exemplo", disse Jorge Beceiro, gerente de Insumos e Sementes da Copagran.
O especialista se referiu a plantios como trigo e, após, soja, cevada/soja e colza (canola)/soja. "Para que isso seja feito, há de se levar em consideração alguns aspectos como não deixar que o plantio de soja de segunda etapa não seja feito depois do final de novembro. É necessário também eleger um trigo que possa ser plantado em data apropriada", acrescentou.
Beceiro diz que "naquelas propriedades onde o solo permite e que haja materiais que possam ser plantados antes do fim de novembro, o cultivo duplo segue sendo a melhor opção do que somente a soja".
Tradução: Izadora Pimenta
0 comentário
Plantio do Feijão 1ª Safra se aproxima do final no RS
Federarroz faz balanço de 2025 e projeta cenário desafiador mas otimista para 2026
Farsul divulga nota técnica sobre impactos da queda do preço do arroz na arrecadação do ICMS
Deral vê plantio recorde para 2ª safra de milho do Paraná, mantém previsão para soja
Anec eleva projeções de exportações de soja, farelo de soja e milho do Brasil em dezembro
Arroz/Cepea: Preços têm pequenas reações