Conab negocia subvenção para escoamento de trigo do Paraná
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) deu prosseguimento, nesta terça-feira (18), às operações de apoio ao escoamento de trigo produzido na Região Sul do país. Foram realizados dois leilões de subvenção para o Paraná, em atendimento a demanda do setor junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. (Mapa).
O governo federal ofereceu Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) para 30 mil t de trigo em grãos e Prêmio para o Escoamento de produto (PEP) para outras 30 mil toneladas do produto. Só houve interessados no Pepro, que negociou 26,3 mil t do produto, equivalentes a 87,5% do total ofertado. Ambas as operações previam escoamento de trigo para qualquer localidade, exceto para os estados que compõem as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.
O Pepro é uma subvenção paga ao arrematante (produtor rural ou sua cooperativa), desde que ele comprove a venda e o escoamento do produto de acordo com o que está determinado em edital. Já o PEP é concedido a indústrias que adquirem o trigo pelo preço mínimo fixado pelo governo federal e comprovam o escoamento do grão conforme estabelecido no edital.
0 comentário
Área plantada de feijão no Brasil em 2025 se manteve entre as menores já registradas
Exportações de arroz da Tailândia podem cair até 12,5% em 2026, prevê governo
Retro 2025-Feijão/Cepea: Em 2025, cotações do feijão preto cedem, enquanto os do carioca se sustentam
Federarroz avalia como sucesso os leilões da Conab para escoamento do arroz safra 2024/2025
Do prato ao campo: Como a queda no consumo de arroz e feijão afeta a saúde e a renda do produtor rural
Trigo/Cepea: Preços apresentam movimentos distintos dentre os estados