Paraguai tem 200 mil hectares de trigo afetados por geadas; veja vídeo

Publicado em 25/07/2017 09:24

José Berea, presidente da Câmara Paraguaia de Exportadores e Comercializadores de Cereais e Oleaginosas (CAPECO), falou com o Canal Pro sobre o frio intenso que afetou o Paraguai na última semana, trazendo danos para a agricultura - sobretudo, para a produção de trigo.

Ele comentou que as geadas não são comuns, mas que, quando chegam, trazem grandes estragos. Berea lembra que os produtores já enfrentaram problemas com a soja safrinha, que teve danos ocasionados pelas chuvas e, agora, o trigo foi seriamente afetado.

De 430.000 hectares plantados, 200.000 sofreram estragos. O presidente acredita que muitas cidades não irão poder colher o cereal, sendo mais afetadas aquelas que estão na zona sul de Itapúa e norte de Alto Paraná.

Com isso, ele acredita que os moinhos terão de avaliar a possibilidade de importar para ter um trigo melhorador. Ele lembra que países vizinhos, como a Bolívia e o Brasil, também tiveram áreas afetadas. Na Argentina, os danos não foram tão grandes por conta da fase inicial na qual se encontra o cereal.

As perdas de rentabilidade da soja safrinha foram estimadas em US$100 milhões. Agora, estima-se que US$80 milhões vão deixar de ingressar aos produtores de trigo.

Assista ao vídeo com a entrevista de Berea e veja imagens dos danos:

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário