Clima prejudica produção de trigo em Santa Catarina

Publicado em 06/10/2017 12:29
Falta de chuvas trouxe perdas para as lavouras e produtores já estimam quebra de 30% na safra

O desempenho da safra de trigo em Santa Catarina está bem abaixo do esperado pelos produtores locais. O motivo é a falta de chuvas nas principais regiões produtoras. “Estamos com estiagem desde agosto em todo o estado. A gente estima uma diminuição acima de 30% na produção e 26% na área plantada”, afirma João Rogério Alves, engenheiro agrônomo do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola da Epagri.

O especialista conta que cidades produtoras como Campos Novos, Canoinhas e São Bento do Sul foram afetadas pela escassez de água. Em Curitibanos, por exemplo, choveu menos de 5mm em setembro, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). A média histórica para o mês é de 158mm.

“Muitos produtores já estão contabilizando perdas em trigo e pensando nas culturas de verão como milho e feijão. O cenário não é muito bom”, conta Alves. Felizmente o preço do grão tem se mantido estável, já que os moinhos estão bem abastecidos com trigo importado.

De acordo com o meteorologista da Climatempo, Alexandre Nascimento, a chuva nas áreas produtoras de trigo já se normalizou. Nas últimas semanas voltou a chover e em algumas áreas até choveu com forte intensidade. A umidade foi muito bem-vinda, mas houve áreas onde o trigo se acamou devido às fortes chuvas. Nas próximas semanas vai continuar chovendo, pelo menos uma boa chuva por semana.

Sobre o Grupo Climatempo

O Grupo Climatempo é a principal empresa privada de meteorologia do país. Fornece, atualmente, conteúdo para mais de 50 retransmissoras nacionais de televisão, para rádios de todo o Brasil e para os principais portais. Com cerca de dois mil clientes oferece conteúdo meteorológico estratégico para o setor de agricultura, moda e varejo, energia elétrica, construção civil, seguradoras e indústrias farmacêutica e de alimentos.

O Portal Climatempo transformou-se no veículo líder em visitação do país. É referência na divulgação de conteúdo que estimula a consulta diária de previsão do tempo. Classificado nos principais institutos de pesquisa entre os 30 sites mais visitados do país em língua portuguesa, é visitado por mais de 1,5 milhão de usuários por dia, chegando a quase 3 milhões nas vésperas de feriados e durante fenômenos extremos de tempo e clima, com um crescimento anual na marca de 30%. O Grupo é presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 27 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Linhas Comunicação

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário