Trigo entra em etapa de definição no Uruguai, com um menor potencial de rendimento esperado

Os cultivos de trigo entram em etapa de definição no Uruguai. Mesmo que o potencial de rendimento tenha sido diminuído pelo excesso de chuvas, há uma expectativa sobre o desempenho dos cultivos em sua fase final, inclusive no que diz respeito à qualidade.
A especialista Carolina Silveyra, integrante da equipe técnica da Calmer, disse que o trigo vem suportando os excessos hídricos mais do que a cevada. A cultura, entretanto, necessita de mais dias de sol, ao mesmo tempo em que são feitas importantes aplicações de ureias. "Temos que ter quantas dessas aplicações foram efetivas por conta do excesso de chuvas. Os dias aptos para entrar nas lavouras são poucos" disse Silveyra.
Na zona de influência da especialista, a maioria dos cultivos se encontram em fase de espigamento. "Acredito que estamos com um potencial menor do que o das últimas safras, mas não tão comprometido quanto na cevada. Vai depender dos próximos 15 dias", disse.
No Norte do país, Martín Córdoba, técnico da Calsal, disse que foram aplicados fungicidas diante alguns casos de ferrugem, mas em geral os cultivos vêm bem, com um bom potencial, sem danos por conta das chuvas.
Tradução: Izadora Pimenta
0 comentário
Federarroz avalia como sucesso os leilões da Conab para escoamento do arroz safra 2024/2025
Do prato ao campo: Como a queda no consumo de arroz e feijão afeta a saúde e a renda do produtor rural
Trigo/Cepea: Preços apresentam movimentos distintos dentre os estados
Arroz/Cepea: Com expectativa positiva para leilões, preços sobem
Área semeada com arroz no RS ultrapassa 95,24% da intenção
Preços de arroz e feijão caem, mas consumo segue em retração no varejo alimentar em 2025