Colheita de trigo chega a 50% no Uruguai, com rendimentos variados

No Uruguai, a colheita de trigo está por volta de 50%, com resultados primários de rendimento e qualidade muito variados.
Os rendimentos por hectare vão desde 1000kg a 4000kg, em casos pontuais extremos. A média, até agora, é de 2500kg, segundo técnicos consultados pelo Grupo Trigo.
Os resultados em qualidade, por sua vez, estão com o pH por volta de 80 e os níveis de proteína aceitáveis.
Carolina Silveyra, técnica da Calmer, sinalizou que não foram registrados problemas de qualidade na zona de Mercedes. Os rendimentos ficaram por volta dos 3000kg por hectare, com extremos inferiores e outros que estão acima dessa média. Esses resultados, contudo, são insuficientes para cobrir os custos de produção.
Edgardo Nasta, técnico da Copagran Paysandú, com a colheita mais avançada (por volta de 70% da área), disse que os dados de qualidade também foram bons, mas a produtividade é menos otimista, com um rendimento médio por volta dos 2200kg por hectare.
Exportadores e operadores consultados pelo boletim especializado Monitor Agrícola apontam a estimativa preliminar de rendimento aproximada a 2800kg por hectare, ainda que a colheita precise avançar sobre o sul do país.
O Monitor Agrícola também aponta que a produção deve alcançar as 550.000 toneladas em 2017/18, considerando uma área de 187.000 hectares. Contudo, as dificuldades geradas por questões climáticas ainda fazem necessária a cautela a respeito da área que efetivamente foi plantada.
Tradução: Izadora Pimenta
0 comentário
Do prato ao campo: Como a queda no consumo de arroz e feijão afeta a saúde e a renda do produtor rural
Trigo/Cepea: Preços apresentam movimentos distintos dentre os estados
Arroz/Cepea: Com expectativa positiva para leilões, preços sobem
Área semeada com arroz no RS ultrapassa 95,24% da intenção
Preços de arroz e feijão caem, mas consumo segue em retração no varejo alimentar em 2025
CNA defende avanço nos padrões de qualidade para feijão e pulses