Plantio de arroz chega a 75% no Uruguai, com boas perspectivas
No Uruguai, o plantio de arroz correspondente à safra 2018/19 está bastante avançado e, se o clima permitir, este deve terminar em poucos dias. O presidente da Associação de Cultivadores de Arroz (ACA), Alfredo Lago, confirmou que, a nível país, 75% da área estimada já foi plantada.
No norte, o plantio está mais avançado, mas na zona produtora do leste, principalmente no departamento de Rocha, há bastante atraso, uma vez que o plantio começou a ser feito de forma tardia devido a problemas climáticos.
A boa notícia é que a maior parte do cereal foi plantada dentro da janela ideal e que os cultivos vêm com bom avanço, embora em algumas áreas haja problemas com a emergência - para os quais são necessárias novas chuvas a fim de evitar que os produtores tenham que irrigar e aumentar os custos.
O cereal deverá ter uma área final de 138.000 hectares, uma queda de 17,6% frente aos 162.422 hectares da safra anterior, que teve um rendimento de 8.593kg por hectare e uma produção de 1.445.000 toneladas.
Tradução: Izadora Pimenta
0 comentário
Área plantada de feijão no Brasil em 2025 se manteve entre as menores já registradas
Exportações de arroz da Tailândia podem cair até 12,5% em 2026, prevê governo
Retro 2025-Feijão/Cepea: Em 2025, cotações do feijão preto cedem, enquanto os do carioca se sustentam
Federarroz avalia como sucesso os leilões da Conab para escoamento do arroz safra 2024/2025
Do prato ao campo: Como a queda no consumo de arroz e feijão afeta a saúde e a renda do produtor rural
Trigo/Cepea: Preços apresentam movimentos distintos dentre os estados