Imea reduz safra de soja de Mato Grosso; eleva previsões para milho e algodão

Publicado em 04/02/2019 17:53

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - 

A safra de soja 2018/19 de Mato Grosso, maior produtor agrícola do Brasil, foi estimada nesta segunda-feira em 31,9 milhões de toneladas, ante 32,45 milhões na previsão anterior, de acordo com pesquisa do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), que apontou os efeitos da irregularidade climática para as lavouras do Estado.

Segundo o Imea, o regime pluviométrico irregular registrado no mês de dezembro na maior parte do Estado, com chuvas abaixo da média e temperaturas elevadas, limitou o potencial produtivo das lavouras mato-grossenses.

De acordo com o instituto, o tempo desfavorável resultou na revisão da produtividade média esperada para o Mato Grosso para 55,34 sacas por hectare, ante 56,23 sacas do último levantamento, ficando 3,4 por cento inferior ao recorde observado na safra 2017/18.

Com isso, a produção total ficará 1,8 por cento abaixo da histórica temporada passada, apesar de um crescimento de 1,6 por cento no plantio.

O Imea ainda estimou safra de milho do Estado em 28,78 milhões de toneladas, ante 28,5 mi t no levantamento anterior, em uma colheita que deve aumentar 4,3 por cento ante safra passada. O plantio do cereal está em desenvolvimento.

"Ainda é importante salientar que há possibilidade de ocorrência do fenômeno El Niño nos próximos meses, podendo alterar os níveis de chuvas no Brasil durante a sua manifestação. Sendo assim, as condições climáticas daqui para frente continuam sendo um fator determinante para o comportamento da safra", disse o Imea, comentando sobre a previsão para o milho.

O órgão ligado aos produtores apontou a safra 2018/19 de algodão em recorde de 1,79 milhão de toneladas (pluma) em Mato Grosso, ante 1,59 milhão na previsão anterior. A produção esperada para este ano deve crescer mais de 30 por cento na comparação anual, com um aumento de área em proporção semelhante.

(Por Roberto Samora)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário