Produção de trigo e arroz da Índia cairá em 2023/24, diz governo indiano
![]()
MUMBAI (Reuters) - A produção de arroz da Índia deverá cair pela primeira vez em oito anos em 2023/24 devido às chuvas abaixo da média, enquanto a produção de trigo deverá cair 1,8% em relação ao ano anterior, informou o governo em um comunicado nesta quinta-feira.
A produção de arroz no maior exportador do mundo está sendo observada com atenção depois que o governo indiano proibiu as exportações de arroz branco não-basmati em julho, fazendo com que os preços globais subissem.
A produção de arroz deverá cair 8,8%, para 123,8 milhões de toneladas no ano-safra até junho, enquanto a produção de trigo poderá cair para 112 milhões de toneladas, de 114 milhões de toneladas há um ano, informou o Ministério da Agricultura e do Bem-Estar dos Agricultores.
A menor produção de arroz aumenta a perspectiva de que o governo do primeiro-ministro Narendra Modi estenderá as restrições sobre exportações do grão para manter um controle sobre os preços dos alimentos antes das eleições gerais.
As restrições prolongadas às exportações poderiam inflacionar ainda mais os preços dos alimentos, devido aos baixos estoques em outros países exportadores importantes, como Tailândia, Vietnã, Paquistão e Mianmar.
(Reportagem de Rajendra Jadhav)
0 comentário
Federarroz avalia como sucesso os leilões da Conab para escoamento do arroz safra 2024/2025
Do prato ao campo: Como a queda no consumo de arroz e feijão afeta a saúde e a renda do produtor rural
Trigo/Cepea: Preços apresentam movimentos distintos dentre os estados
Arroz/Cepea: Com expectativa positiva para leilões, preços sobem
Área semeada com arroz no RS ultrapassa 95,24% da intenção
Preços de arroz e feijão caem, mas consumo segue em retração no varejo alimentar em 2025