Ucrânia inicia colheita de grãos de 2025, diz ministério
![]()
KIEV (Reuters) - Os agricultores ucranianos iniciaram a colheita de grãos de 2025, debulhando as primeiras 34.800 toneladas métricas de grãos até 19 de junho, informou o Ministério da Agricultura nesta sexta-feira, embora a seca em partes do sul tenha levado alguns grupos agrícolas a pedir ajuda.
Tradicionalmente, a Ucrânia inicia a colheita na segunda quinzena de junho com cevada e ervilhas.
Os agricultores colheram 33.900 toneladas de cevada com rendimento médio de 2,49 toneladas métricas por hectare, informou o ministério em um comunicado.
O analista APK-Inform apontou que os agricultores haviam colhido 48.300 toneladas de grãos de 17.200 hectares na mesma data em 2024. O rendimento médio foi de 2,81 toneladas por hectare.
O ministro da agricultura ucraniano, Vitaliy Koval, disse na quinta-feira que três regiões do sul, Odesa, Kherson e Mykolaiv, haviam iniciado a colheita de grãos.
Koval disse à Reuters este mês que o mau tempo pode reduzir a colheita de grãos da Ucrânia em 10% este ano, para cerca de 51 milhões de toneladas.
Cerca de 20 sindicatos e associações de agricultores ucranianos pediram ao governo que ajudasse os produtores agrícolas devido à seca que atingiu as regiões do sul da Ucrânia, informou o principal sindicato de agricultores, o UAC.
"Uma pesquisa entre os agricultores da região de Kherson mostra que mais de 55.000 hectares de plantações foram perdidos na região. Em grandes áreas, a perda de trigo, uma cultura fundamental para a segurança alimentar, varia de 50% a 100%", disse a UAC em um comunicado.
O Ministério da Agricultura disse que prevê que a safra de trigo de 2025 será de 20 a 22 milhões de toneladas, contra quase 23 milhões em 2024.
(Reportagem de Pavel Polityuk)
0 comentário
Preços de arroz e feijão caem, mas consumo segue em retração no varejo alimentar em 2025
CNA defende avanço nos padrões de qualidade para feijão e pulses
Plantio do Feijão 1ª Safra se aproxima do final no Rio Grande do Sul
Federarroz faz balanço de 2025 e projeta cenário desafiador mas otimista para 2026
Farsul divulga nota técnica sobre impactos da queda do preço do arroz na arrecadação do ICMS
Deral vê plantio recorde para 2ª safra de milho do Paraná, mantém previsão para soja