Trigo pode ser alternativa como rotação em Lucas do Rio Verde

Publicado em 27/04/2010 10:10
Os agricultores de Lucas do Rio Verde participarão de reunião, hoje, às 19 horas, no clube Siriema, conhecerão o projeto da cadeira do trigo, bem como técnicos da Empaer. O objetivo é estabelecer parcerias entre o moinho Mato Grosso, reativado em Cuiabá e produtores que trabalham com sistema de irrigação, visando o fomento da cultura do trigo no estado. Entre os temas em debate, estarão a rotação de cultura e insumos.

Pesquisas realizadas há mais de três anos em projetos piloto em Lucas do Rio Verde e terras na região, mostram que a produtividade do trigo em lavouras com irrigação artificial, alcançaram números interessantes. A secretária de Agricultura, Luciane Copetti, disse ao Só Notícias que em algumas áreas a produtividade chegou a 60 sacas por hectare. "A cultura do trigo poderá ser uma alternativa de segunda safra, substituindo o milho, o arroz como rotação e até a soja como cultura permanente, desde que seja rentável. Mas é preciso produzir e ter para quem vender o produto", afirmou.

Um plano de contrato de compra antecipada da produção, entre a empresa e produtores interessados, deverá ser firmado, garantindo a comercialização.

O ciclo de desenvolvimento do trigo é de três meses e pode ser plantado entre os meses de maio, junho e julho, sendo colhido em agosto.

Lucas do Rio Verde é um dos maiores produtores de soja e milho no país. Na safra deste ano foram plantados 242 mil hectares com soja e 170 mil hectares com milho safrinha que devem ser colhidos em julho.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Só Notícias

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário