Federarroz recebe apoio do ministro da Agricultura aos seus pleitos

Publicado em 29/04/2010 10:18
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi, foi receptivo e afirmou que dará apoio aos principais pleitos apresentados pela Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), na audiência realizada em Brasília, nesta quarta-feira. Do encontro participaram representantes da Fetag/RS, Farsul e Fecoagro, o prefeito de Cachoeira do Sul, Sérgio Ghignatti e o deputado federal gaúcho Darcísio Perondi, que agendou a audiência.

O presidente da Federarroz, Renato Rocha, considerou o resultado da reunião muito positivo. “O ministro mostrou sintonia e interesse com os assuntos que foram abordados”, relatou Rocha. Três temas principais foram debatidos no encontro: crédito emergencial para os produtores que tiveram perdas por razão climática na safra 2009/10, elevação da Tarifa Externa Comum (TEC) sobre o arroz de terceiros países, e sugestões para o Plano Agrícola e Agropecuário que está em elaboração pelo governo federal.

Com relação ao crédito emergencial, Wagner Rossi se posicionou favorável e assumiu o compromisso de falar pessoalmente com o ministro substituto da Casa Civil, Carlos Eduardo Esteves, para a agilização do processo. “O ministro considerou o pleito justo e reconheceu a necessidade do apoio federal aos produtores que tiveram essas perdas”, citou Rocha. Já sobre a TEC, Rossi ouviu o relato dos arrozeiros sobre a mobilização de produtores na Argentina, Uruguai, Paraguai e Brasil, pela elevação da taxa de 12% para 35%, como forma de blindar o mercado de uma importação excessiva de arroz de terceiros mercados, o que seria prejudicial aos arrozeiros do bloco, principalmente os do Brasil. As entidades buscam a anuência dos governos de seus países para a elevação da tarifa, pois existe um excedente de 1,5 milhão de toneladas no MERCOSUL da atual safra.  Rossi mostrou-se preocupado com o assunto e manifestou-se a favor do pleito, e também concordou em participar de reunião com os ministros dos países do bloco para buscar o consenso.

Por fim, a Federarroz apresentou as sugestões do segmento arrozeiro ao Plano Agricola e Pecuário. Entre as demandas, se mostrou favorável à ampliação do limite de crédito da cultura, à criação de um canal de comunicação direto com o MAPA (0800) para os produtores que tenham dificuldade de acessar financiamentos e à criação de um plano de incentivo à armazenagem na propriedade agrícola com prazo de 15 anos e 5 de carência. Anunciou, inclusive, que um programa está em elaboração no Ministério.

Wagner Rossi também assumiu o compromisso de estudar as outras demandas que incluem elevação dos preços mínimos do arroz e a desoneração da cadeia produtiva com redução do IPI e PIS/COFINS nos insumos e isenção de impostos nas exportações. O ministro ainda considerou importantes as dez sugestões apresentadas pela Federarroz para adequação do seguro agrícola às demandas da lavoura arrozeira.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Federarroz

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário