Preço do feijão deve cair com a chegada da nova safra, dizem especialistas

Publicado em 18/05/2010 09:38 389 exibições
O preço do feijão poderá diminuir nos próximos meses, segundo dois especialistas ouvidos pela Agência Brasil. O pesquisador do Instituto de Economia Agrícola, José Sidnei Gonçalves e o corretor do produto na Bolsa do Feijão de São Paulo, Valdemar Ortega, afirmaram que, com a entrada no mercado das safras de Minas Gerais e de Goiás, o preço do produto deverá cair.

“Do meio de julho para a frente começa a entrar feijão novo. Se o plantio for consistente, os preços devem cair”, ressalta Sidnei Gonçalves.

Além do excesso de produto no mercado, as chuvas intensas que atingiram a Região Sul e Sudeste do país nos primeiros meses do ano, contribuíram para diminuir ainda mais a quantidade do produto no mercado e aumentar o seu preço.

“Essa situação já está se normalizando, já começou a ser colhida a safra dos estados centrais, principalmente Minas e Goiás. O problema deve desaparecer dentro de um mês e meio”, ressalta o corretor Valdemar Ortega.

De acordo com o Procon de São Paulo, em maio, o preço do feijão-carioquinha (pacote de 1 kg) apresentou alta de 57,62%. Foi o segundo mês consecutivo de altas expressivas, depois de sete meses de queda. Foi a maior variação mensal desde maio de 1998, quando o produto registrou alta de 58,72% em relação ao mês anterior. A variação acumulada no ano é de 83,89%.

Tags:
Fonte:
Agência Brasil

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário