Cientistas alertam para fungo mutante que ameaça a produção mundial de trigo

Publicado em 26/05/2010 12:13
Cientistas identificaram quatro novas cepas de um fungo matador de trigo que pode ameaçar o estoque global de comida, de acordo com uma pesquisa apresentada nesta quarta-feira visando a uma conferência na Rússia.

As cepas mutantes do fungo, chamadas de Ug99, são originárias da África, mas parecem ter se alastrado pela Ásia e por outros lugares, indicou o Borlaug Global Rust Initiative (BGRI), um grupo especializado em pragas no trigo.

"As novas mutações - identificadas no ano passado na África do Sul - tornarão as colheitas de trigo mais vulneráveis na medida em que os patógenos encontrarem novas trajetórias de vento para migração," indicou o BGRI em um documento anunciando a nova pesquisa.

O estudo identificando as mutações foi elaborado na Universidade de Free State, África do Sul, e será apresentado na Oitava Conferência Internacional de Trigo, que será organizada na cidade russa de São Petersburgo na próxima semana.

A Ug99, uma variável da praga mortal do trigo normalmente conhecida como ferrugem do caule, é um fungo de cor marrom avermelhada levado pelo vento e que faz as plantas caírem e pode dizimar uma colheita inteira.

Ele surgiu no leste da África há uma década e se espalhou para países como Iêmen e Irã, levando os cientistas a se dedicarem ao desenvolvimento de novas sementes de trigo resistentes ao Ug99, indicou a BGRI.

"As novas cepas do fungo são um grave desafio", considerou no documento David Hodson, especialista em trigo na Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO).

Cientistas citados pelo BGRI disseram que o fungo representa um sério risco para países pobres e densamente povoados do Sul da Ásia, e que, em longo prazo, pode chegar à Austrália e à América do Norte.

"O Ug99 ameaça se espalhar nas regiões produtoras de trigo da África e da Ásia, e potencialmente, no mundo todo," alertou Arun Kumar Joshi, cientista do Centro Internacional de Desenvolvimento do Milho e do Trigo, no México.

"A ameaça é particularmente maior no Sul da Ásia, que produz 20% do trigo mundial para uma população de 1,4 bilhão de pessoas", acrescentou Joshi.

O trigo representa 30% da produção global de grãos e 20% das calorias que a população mundial consome todos os dias, de acordo com dados fornecidos pela BGRI, com sede na Cornell University.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Terra

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário