Continuará alto o preço do cacau, diz fabricante

Publicado em 02/08/2010 08:24
Escassez e demanda alta são os motivos.
O maior fabricante mundial de chocolate disse que os preços do cacau, que atingiram sua mais alta marca em 33 anos, devem se manter elevados devido à pressão continuada da demanda e à escassez de suprimentos.

Jürgen Steinemann, presidente-executivo da Barry Callebaut, a fabricante de chocolate que fornece esse ingrediente a diversos dos maiores produtores de alimentos do mundo, disse que, "neste momento, o cacau é um material escasso. A demanda vem subindo, com isso, os preços subiram".
Steinemann relutou em prever preços, mas em entrevista ao "Financial Times" declarou que, "caso você leve em consideração os fundamentos, eu tenderia a dizer que os preços não vão cair".
"Se isso nos deixa contentes? Não", acrescentou.

A Barry Callebaut, sediada em Zurique, é a mais influente companhia mundial no mercado de cacau, e em companhia das "tradings" norte-americanas Cargill e ADM é uma das maiores compradoras da commodity. Outros participantes do mercado são a Touton, da França, e a Olam, de Cingapura.

Os comentários de Steinemann surgiram depois que os preços do cacau atingiram a marca de 2.732 libras por tonelada, em Londres, no começo do mês. A alta acentuada no preço se segue a uma sucessão de safras ruins na Costa do Marfim, maior produtor mundial e responsável por 40% da oferta de cacau no planeta, e de uma recuperação vigorosa na demanda pelo produto depois que as empresas esgotaram os estoques acumulados no ano passado.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Financial Times

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário