Trigo: Cooperativas do Paraná estudam exportar produto

Publicado em 01/09/2010 10:07
Cooperativas agropecuárias do Paraná estudam a possibilidade de exportar o trigo da safra 2010, com o objetivo de obter maior liquidez no mercado e uma remuneração melhor para o produtor. O assunto foi tema de reunião promovida pelo Sistema Ocepar para analisar o mercado de trigo e sua comercialização. O encontro aconteceu em Campo Mourão, com a presença do gerente técnico e econômico da Ocepar, Flávio Turra, do analista Robson Mafioletti e de representantes de cooperativas.

As cooperativas são responsáveis por 75% da safra de trigo do Paraná e tem exportado menos de 5% da produção — a maior parte é destinada ao abastecimento do mercado interno. Mas o foco no mercado internacional está sendo vislumbrado com mais intensidade nesta safra pelo setor devido à melhora dos preços no mercado externo em contraste com a reação tímida no mercado interno. “A possibilidade de buscar o mercado internacional está sendo analisada principalmente pelas cooperativas do Sul do Estado que, por estarem situadas mais próximas do Porto de Paranaguá, tem menor custo com o frete. E isso pode ocorrer entre os meses de setembro e outubro”, afirma Robson Mafioletti.

Ele explica que houve uma alta de 43% nos preços internacionais do trigo. “No mês de junho, por exemplo, o preço médio manteve-se na Bolsa de Chicago (Cbot) em US$ 4,94/bushel (o que equivale a 27,2 quilos), sendo que nesta segunda-feira (30/08) a cotação fechou em US$7,07/bushel.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Bem Paraná

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário