Feijão preto é opção durante a alta do carioca, diz Ibrafe

Publicado em 22/09/2010 18:10
731 exibições
O Instituto Brasileiro do feijão está sugerindo ao consumidor que compre feijão preto, em substituição ao feijão carioca. Segundo o órgão, essa é uma das saídas para que não se sinta, no bolso, a alta nos preços do grão.

A substituição de feijão carioca, mais caro, para o feijão preto já começou em algum grau, pois a variedade é relativamente mais barata, afirmou o porta-voz do Instituto, Marcelo Eduardo Lüders.

Nutricionalmente, também não há perdas para quem topar a mudança. A diferença nutricional entre os diferentes tipos de feijão não é significativa. A substituição pela variedades não traz perdas aos consumidor, explica a professora do Departamento de Nutrição da Universidade Federal do Paraná, Fernanda Salvador Alves.

Mesmo com a alta, o consumidor não quer deixar de consumir feijão. Essa é apenas uma das alternativas para que não falte o grão na mesa dos brasileiros argumenta Lüders. Além disso, o consumo de outras variedades ajuda a segurar os preços. Se houver menos procura pelo feijão carioca, provavelmente os preços subirão menos, complementa.

Saudável e barato - O consumo de feijão é importante por ser um alimento rico em proteínas, carboidratos, fibras e algumas vitaminas e minerais essenciais para bom funcionamento do corpo. E já é tradicional na mesa dos brasileiros, principalmente os de renda mais baixa, isso porque o alimento é barato e saudável.

A junção cereais (como o arroz) e de leguminosas (como o feijão), na proporção três partes para um consegue oferecer boa quantidade e qualidade de proteína a um preço baixo para a população, finaliza a nutricionista.
Tags:
Fonte: Só Notícias

Nenhum comentário